terça-feira, 25 de março de 2008

Mania das grandezas


O mundo é, definitivamente, dos grandes. Porém, e se o mundo pertence aos grandes, tende também a pertencer áqueles que têm a mania que são grandes. Estem vivem numa esfera onde o respeito, a simplicidade, a generosidade e humildade dão lugar á ambição, ao egoísmo e à presunção. Porque é que as pessoas têm aquela necessidade de se fazerem notar, de querem ser o centro das atenções, o melhor em tudo, esquecendo os melhores valores e principios. É algo que me revolta e entristece. Todos somos diferentes, temos feitios e personalidades diferentes mas procuremos não impor os nossos sentimentos, opiniões ou maneiras de ser e agir. Aquilo que os outros fazem e são é tão importante como tudo aquilo que faço ou sou mas, infelizmente, a verdade é que todo o ser humano tem a mania incontrolável de complicar as coisas, insistindo em não revelar aos outros o lado bom que, acredito, todos temos. Compreende-se ...é que mais vale ser "mau", mas alcançar objectivos, do que bom e permanecer a milhas da meta. O facto é que ser o "bom da fita" é difícil,mas também ninguém disse que era fácil certo?

3 comentários:

Vítor Dinis disse...

O que dizes é verdade.

"Se somos livres, porque é que alguns são donos?", já dizia o outro!

O teu texto é um bocado nessa linha. Uns julgam-se sempre donos e detentores da verdade, da razão. Na verdade, não passam de meras pessoas que julgam isto ou aquilo e que na verdade sabem tanto quanto tu acerca do assunto. Às vezes é mesmo porque querem fazer-se ouvir. Para ficar por cima.

Não sei se o teu texto é meramente "reflectivo" ou se estás constrangida com alguma coisa. Olha, aguenta (o outro, mas agora um diferente, também dizia "Agora aguenta coração..."!)! Vai-se ouvindo e pronto. Que se há-de fazer? São feitios e não se podem julgar assim sem mais nem menos. Mas que se podem comentar. Caso seja isso, caso seja necessário!

Bjs.

Aninha disse...

Há sempre quem queira atalhar na vida. Subir muito na vida com pouco esforço.

Em casos mais graves, há quem prefira corromper e subornar para chegar longe.

Em casos mais quotidianos, há quem prefira mentir para não ser julgado e para não ser acusado de agir mal.

É sempre melhor ir pelo caminho mais fácil... Os honestos dormem descansados e têm sempre um cantinho guardado no céu, é o que vale.

mini disse...

O meu texto é simultaneamente reflectivo e espelho de um desabafo devido a inúmeras situações desagradáveis que já vivi. Sempre fui a mais frágil e ingénua do meu grupo de amigos e, como tal,era um alvo fácil e sofri muito por causa disso! Fui humilhada várias vezes por pessoas que considerava amigas a sério! Porém, aprendi com isso e tornei-me uma pessoa mais forte e com uma personalidade não tão fácil de derrubar. E realmente o que vale é que "os honestos dormem descansados e têm sempre um cantinho guardado no céu", como diz a minha amiga Ana.